Blogelio - O Blog do Rogelio

29 de dezembro de 2008

Segurança na "rede"


Um bom segredo de segurança na rede, é manter todos os programas que usam diretamente a conexão, atualizados.

O motivo desse método, provém do fato: -programas que usam a Internet ou se conectam a ela, costumam sem sustos, a ter vunerabilidades em sua programação. Falhas estas, descobertas e corrigidas por seus criadores, para que não sejam aproveitadas para invasão de um sistema através de determinado programa. Por isso, o primeiro e principal programa que o usuário deve sempre atualizar gratuitamente, é o Internet Explorer (ou o seu navegador padrão).
Para isso, abra o navegador, clique no menu FERRAMENTAS e depois em WINDOWS UPDATE.
Procure instalar todas as atualizações críticas oferecidas na tela, após seguir alguns passos bem fáceis. Essa atitude pode poupar muita dor de cabeça no futuro. Recomendável é, que no mínimo mensalmente, você esteja fazendo isso. Outra dica é nunca aceitar certificados (aquelas janelas onde há um “Sim”, um “Não” e uma caixinha de marcar com o texto “Sempre confiar no conteúdo deste site”) de sites estranhos, ou que realmente não quer visitar. Confira se a instituição na janela do certificado confere com o site aberto, pois certificados são vendidos em grande parte para empresas. O certificado normalmente faz o download de um programa (chamado ActiveX), que se instala na sua máquina/sistema.
Garanto a você, que aceitar certificados de empresas grandes como bancos e outras como Microsoft, Yahoo, Submarino, que têm CNPJ, oferecem risco zero ao seu sistema. A dica é ler o que aparece na janela do certificado oferecido.
Use um firewall e um anti-vírus atualizados. A função do firewall é gerenciar os programas que usam a Internet e as portas de conexão com esta, basicamente. Com esse tipo de programa, são impedidos ataques ao seu sistema, onde um usuário mal intencionado, com conhecimento para tal, usa a Internet para chegar até as suas portas de rede e normalmente lançar um programa “espião” (conhecido como cavalo-de-tróia) em seu sistema. O firewall vai indicar quando o invasor tentar entrar e irá bloqueá-lo. Caso ele “fure” a proteção, o firewall indica que programa X ou Y está tentando usar a rede. Bem, se você não está usando o programa X ou Y para acesso à rede, quem é? Basta recusar o uso daquele programa à rede e pronto. Um bom anti-vírus entra na limpeza de programas espiões e viroses em geral. Se o seu sistema é o Windows Xp com Service Pack 2 é dispensável instalar um programa firewall (o Service Pack 2 para Xp já oferece um). Do contrário, você pode usar o ZoneAlarm, disponível nos principais sites de download e aprovado por milhares de usuários.
E dentre os anti-vírus gratuitos, recomendo garantidamente ou o Avira AntiVir, o AVG ou o Avast, também disponíveis em sites de download.
Faça verificações completas mensais no mínimo, e só ligue a proteção ativa/constante se tiver recursos de hardware suficientes, para não deixar sua máquina lenta.
Evite instalar programas que não garantem ausência de SpyWare (pequenos programas que se instalam junto aos renomados, com fins comerciais – perigosos) ou AdWare (programas completos que oferecem anúncios em sua interface e usam a Internet – apenas inconvenientes).
Normalmente programas para serem usados na Internet têm estas “pragas”, que deixam muitas vezes sua máquina lenta para navegar e são um terror para serem removidas. Procure sempre ler sobre o programa, antes de baixá-lo e instalá-lo.
Um navegador bem configurado, pode te ajudar e muito a manter sua máquina livre dos problemas que a Internet pode oferecer ao sistema.
Para isso, abra o Internet Explorer, clique no menu FERRAMENTAS e depois no item OPÇÕES DA INTERNET.
Abra a guia SEGURANÇA, na parte superior da janela aberta e para cada um dos ícones (Internet, Intranet Local, Sites confiáveis, Sites restritos) que selecionar, aperte o botão no canto inferior direito, com o texto NÍVEL PADRÃO.
Agora selecione a guia superior AVANÇADAS e clique no botão RESTAURAR PADRÕES. Dê OK após concluir tudo e pronto. Isso é fundamental para garantir segurança na sua navegação.
Evite o recurso de salvar senha do Internet Explorer. Por mais codificada que seja pelo sistema da Microsoft, não vale a pena arriscar. Guarde suas senhas ou em um papel ou em sua memória, jamais em um arquivo ou recurso do Windows (ou qualquer sistema operacional), vulnerável de certa forma a invasores pela Internet.

Nenhum comentário:

ESTE SOU EU...

Minha foto
Poá, São Paulo, Brazil
Um sujeito muito curioso que está sempre pesquisando por uma dica pra quase tudo...quem sabe um dia ainda vão ser úteis?